12.5.08

Jornalistas: Canais de comunicação nas corporações

por Polyana Gonzaga

Uma série de mudanças marca o comportamento dos indivíduos e das organizações. Cada vez mais, a sociedade é compreendida a partir de suas ferramentas tecnológicas e possibilidade de comunicação e interconexão, em uma lógica de redes.

A comunicação organizacional é uma especialização do jornalismo na cobertura jornalística interna dos fatos de uma empresa, companhia ou corporação. Assim como a assessoria jornalística, a atividade permite a produção de veículos jornalísticos voltados para circulação entre os próprios funcionários e executivos de uma ou mais empresas (jornais internos, boletins e house organs).


Esta é uma área crescente na era da globalização, onde muitas corporações tornam-se tema para cobertura jornalística. A partir disso decidem utilizar esta atividade para estabelecer mais um elo com seus clientes, colaboradores e a sociedade de maneira geral.

Neste contexto, as novas tecnologias e suas possibilidades cumprem um importante papel, sendo um impulso para a sociedade informacional. O termo se assemelha ao usado para definir a sociedade industrial, não apenas como uma sociedade onde há indústrias, mas como uma sociedade na qual as formas sociais e tecnológicas de organização industrial permeiam todas as esferas de atividade.

Depois dos desafios da automação e mecânica, a Tecnologia da Informação se transformou no passaporte das corporações para o mundo globalizado. Com o passar dos tempos, o profissional de comunicação vêm se tornando um grande gestor da informação.

Desta maneira, jornalistas como agentes da informação, devem procurar gerenciar com inteligência essas informações e o conhecimento gerado pela empresa passa que esse seja o diferencial estratégico no mercado competitivo de hoje.

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