20.4.08

Blog Marketing: a bola da vez

Hoje, entre 50 e 100 milhões de blogueiros se comunicam pela Internet, expressando idéias e experiências com produtos e compartilhando informações sobre empresas e negócios. Essa mídia revolucionária constitui-se hoje num fórum mundial. Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ficar de fora dessa conversa.

O maior fenômeno da Internet é a democratização das informações e a liberdade de expressão promovida pelas publicações pessoais veio para ficar. As empresas que não perceberem o poder dos blogs como ferramenta de marketing vão perder visibilidade para os concorrentes.

No futuro, o blogging será uma prática cada vez mais natural para a troca de informações entre as pessoas e as empresas. É simples: confiamos mais naquilo que as pessoas conhecidas nos dizem do que nas campanhas de publicidade promovidas pelas empresas. Se tivermos conhecimento de algo por meio de um blog, idealizado e escrito por pessoas de carne e osso, com experiências semelhantes às nossas, a tendência é confiarmos mais do que se obtivermos a informação por outro meio.

Por sua interatividade e facilidade de acesso, o blog marketing é uma ação complementar ao marketing tradicional. O blogging é baseado mais na conversa, na relação estabelecida, na forma como cativamos os interlocutores, na maneira de trocar experiências. As empresas podem se valer desse instrumento para criar experiências positivas, estabelecer um canal de comunicação e de relacionamento com seus consumidores.

Como exemplo, um caso destacado no livro Blog Marketing, de Jeremy Wright, de uma empresa que não deu a devida atenção a um comentário de um blogueiro e teve um prejuízo de mais de US$ 10 milhões. Em setembro de 2004, um jovem de São Francisco (EUA), Chris Brennan, consultor de segurança em redes e ciclista entusiasta, escreveu uma nota "Your brand new U-Lock is not safe" num fórum de ciclistas, que sua tranca de bicicleta, da marca Kryptonite, podia ser aberta com a ajuda de uma simples caneta esferográfica. Juntamente com sua mensagem, ele anexou um vídeo que detalhava a abertura do dispositivo anti-roubo com a caneta.

O poder do blogging multiplicou a divulgação do caso. Isso resultou num colossal golpe financeiro para a empresa, que se ofereceu para trocar as travas potencialmente defeituosas, por modelos diferentes.

Felizmente, também existem muitas histórias positivas resultantes de blogs. São empresas que abraçaram o mundo do blogging e testemunharam como resultados, uma maior visibilidade de suas marcas, a expansão significativa de seus negócios, apenas contando com a boa vontade e contribuição espontânea de seus próprios consumidores.

Fonte: iMasters

0 comentários: