20.4.08

Blog Corporativo: sua empresa ainda vai ter um

Segundo Eduardo Favaretto, especialista em Tecnologia da Informação e Internet, os principais benefícios de um blog para empresas são: "uma forma estratégica e inovadora de estar um passo à frente da concorrência, uma escolha de investimento viável pois possui baixo custo, um meio alternativo de marketing boca-a-boca que traz excelentes resultados na divulgação da marca da empresa, seus produtos e serviços", revela.

No entanto, Favaretto adverte: "entrar nesta nova mídia sem a devida assessoria pode ser complicado". Existem ferramentas da nova geração da Web 2.0 que facilitam a gerência destes blogs.

Favaretto diz que, com a entrada dos blogs, a Internet deixa de ser uma biblioteca para se transformar num grande instrumento de interação global. "Aos poucos, o consumidor vai deixando o papel passivo e passa a interagir ativamente com as empresas", justifica.

Eduardo Favaretto orienta empresários e gestores de empresas sobre como planejar e introduzir o uso de blogs corporativos, com o objetivo de aumentar e fortalecer o relacionamento com seus clientes. "Vivemos a era dos blogs, na qual o mercado e as pessoas perceberam a importância de interagir, opinar e participar", diz.

Segundo ele, os blogs corporativos passaram a assumir as funções dos antigos SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor. "Muitas companhias têm se utilizado de uma linguagem mais informal na comunicação com seus colaboradores e clientes", informa Eduardo Favaretto. Isso tende a gerar simpatia e cumplicidade, um estreitamento nas relações procedentes da transparência e confiança mútua.

Para o especialista não há porque temer uma chuva de reclamações via blog. "O que as empresas precisam estar atentas, é com relação ao bom treinamento de seus funcionários para que esses possam interagir rapidamente com o reclamante e dissipar quaisquer insatisfações", garante Eduardo.

A preocupação deve ser em aproximar o cliente, informando e interagindo de forma aberta e sincera. Apresentar os valores da empresa ao mesmo tempo em que aumenta o aprendizado diante das avaliações feitas pelo usuário.

Dicas para usar em um blog para empresas

- Use a Internet a seu favor para a valorização de sua marca.

- Os blogs melhoram a comunicação interna das companhias e otimizam os processos internos.

- Entenda os pontos de vista dos clientes e aproxime-se mais deles.

- Mostre sua expertise, compartilhe suas experiências no blog.

- Use a opinião de seus clientes para criar novos produtos e serviços/

- Faça um blog transparente, respeite as criticas e dissipe rapidamente os boatos.

- Esteja sempre atento, contra-argumente as más noticias e esteja aberto às novas tendências.

Fonte: iMasters

0 comentários: