23.4.08

Crises: desafio e planejamento

por Polyana Gonzaga

Toda e qualquer empresa está sujeita à crise. Dependendo da intensidade, pode afetar sua imagem, seus negócios e, principalmente, seu alvo, seus clientes.

E se crise empresarial é vista e tida como um fato, isso pressupõe adotar, previamente, políticas de planejamento e gerenciamento preventivos como forma de evitá-la.

Para isso, existem ferramentas indispensáveis para lidar com momentos mais críticos. A comunicação se torna, então, imprescindível nesse período.

Crises não escolhem empresas, assessorias e podem ocorrer a qualquer instante, e por qualquer motivo.

Nesse momento, entram em cena as empresas de comunicação que têm se aprimorado ao longo dos últimos anos para realizar ações estratégicas que minizem os efeitos das crises.

Quem não se lembra do caso da Parmalat? Depois da bem-sucedida campanha "Mamíferos", quando a empresa decidiu apostar na ternura infantil para incrementar as vendas de leite, o que resultou em uma resposta do consumidor, que fez com que as vendas disparassem e a empresa ganhasse ainda mais visibilidade; a multinacional passou por um turbulento período, iniciado em 2003, com problemas financeiros na matriz italiana. E fez-se a crise da Parmalat!

Mesmo assim, no ano passado, a campanha retornou à mídia. Com a força da campanha, a empresa, que beirou a falência, se reergueu e voltou a figurar entre as líderes do mercado. Todo esse contexto tem ampla relação com um bom planejamento e o gerenciamento da crise naquele momento. Crise é uma realidade que se deve evitar, mas quando surge, precisa ser administrada com correção e a utilização de ferramentas eficientes.

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